- O DIA MAIS FÉRTIL DO ANO -

Lua Nova nos céus, nos 28 graus de Touro naquele que é o dia mais fértil do ano (e já, já explico porquê). Mas antes de continuares, vai buscar a tua caneta e o teu caderno ou o teu Magic Moon para poderes anotar todas as informações que tenho para partilhar contigo.
Para começar, começo por falar-te desta Imperatriz do Tarot, a Deusa Vénus, que representa a abundância, a fertilidade, tudo aquilo que o Universo, a terra, a natureza têm ao nosso dispor.
Por seu lado, Touro, signo no qual ocorre esta lua nova que hoje assinalamos, é também essa natureza e é regido, precisamente, pela Deusa Vénus, a rainha abundante, aquela que se mostra ao mundo.
“Ok Ana, mas em termos práticos, como é que isso se aplica na minha vida?” perguntas tu, e muito bem!
Em primeiro lugar, quero que integres esta reflexão:
Para saberes para onde queres ir, precisas de saber de onde vieste.
O lugar ou os lugares de onde vieste são parte da tua história. O lugar para onde queres ir é onde vais focar, onde vais colocar as tuas intenções com aquilo que tens no teu momento presente.
OS CICLOS LUNARES
Tudo é cíclico, e entender e integrar esta ciclicidade da própria natureza ajuda-nos nesse processo de co-criação, de intencionar aquilo que queremos, os lugares para onde queremos ir.
E o melhor exemplo de ciclicidade que tens é a ciclicidade lunar, essa lua que marca o ritmo fora e dentro de ti.

Uma lua nova acontece sempre que o sol e a lua se encontram no mesmo signo. Ao longo de um ano, temos 12 signos do Zodíaco, o que significa que temos 12 luas novas, 12 oportunidades de iniciar um ciclo novo em cada área de vida.
Cada ciclo lunar tem aproximadamente 28 a 30 dias e quando nós nos conectamos com este ritmo, trazemos isso para a nossa vida. Quando nós aprendemos a conectar com estes ritmos, começamos a interiorizar e a perceber aquilo que nos está a ser solicitado e agir de forma a potenciar, canalizar e aplicar a nossa energia, o nosso foco no que faz sentido naquele preciso momento.
O ciclo lunar anterior teve início com uma lua nova no signo de Carneiro (e podes rever essa aula AQUI), nos 29º e hoje, dia 19 de maio de 2023, iniciamos um novo ciclo lunar no signo de Touro.
Tal como referi no início deste artigo e desta aula, primeiro nós precisamos saber de onde vimos para depois podermos programar como podemos aplicar esta energia e caminharmos para o lugar para onde queremos ir.
O período que ocorrer entre uma lua nova e uma lua cheia é uma fase em que as emoções estão mais à flor da pele, uma fase de amplitude energética. Por outro lado, o período entre uma lua cheia e uma lua nova é uma fase em que começamos a interiorizar, a ir para dentro de nós, a reestruturar, realinhar, rever e a limpar aquilo que necessita ser limpo para que, na lua nova seguinte, possamos colocar novamente as nossas intenções.
Uma analogia que gosto sempre de fazer é com o exemplo da agricultura (que vem mesmo a calhar, não fosse Touro um signo de Terra). Então é como se nos últimos 15 dias (desde a última lua cheia) tu estivesses a arar a terra, a preparar o solo, para agora, nesta lua nova, colocares as tuas sementes na terra, no escuro (não é por acaso que não vês a lua nestes dias).
O MAPA ASTRAL E A LINGUAGEM SIMBÓLICA
Uma das perguntas que mais me têm feito nos últimos dias é: como é que eu identifico Touro no meu mapa astral?

Se olhares para a imagem acima, verificas que a roda astrológica é composta, na parte interna, por 12 fatias, que correspondem às 12 áreas de vida, e na parte externa estão dispostos os 12 signos do Zodíaco, que são como uma espécie de relógio em movimento (no sentido anti-horário), sempre numa ordem cósmica, na qual também nós estamos inseridas.
Voltando aos símbolos que representam os signos, deixa-me dizer-te que é maravilhoso ter esta linguagem simbólica através da qual podemos comunicar, pois trata-se de uma linguagem universal pois onde quer que tu estejas no mundo, consegues entendê-la pois ela é igual em todos os lugares.
Se, por exemplo, eu chegar à Austrália e olhar para um círculo com um crescente (C) em cima, eu sei que aquele é o símbolo de Touro, mesmo sem ter lá nada escrito.
O ponto de partida para estudar astrologia é aprender esta linguagem simbólica e universal.
No teu mapa astral, o lugar onde Touro se encontra é uma área de vida onde vais buscar os teus recursos, a forma como dás e recebes, como crias valor, é onde estão os teus dons e os teus maiores tesouros. É também a forma como tu lidas com o dinheiro e pode ser onde tu te sentes mais presa, mas quando te libertas e avanças, consegues criar, dar estrutura e ganhar confiança. É onde tu tens aquela força do touro que te faz desbravar caminhos e conquistar.
A ENERGIA DE TOURO
Touro, como já referi no início, é regido por Vénus, essa Deusa Imperatriz da fertilidade e da abundância. Então, este é o momento de cultivar seja o que for (um novo projecto, um curso, uma decisão, …), desde que isso esteja alinhado contigo e te dê prazer. Touro simboliza também a beleza, o amor e os recursos que temos à nossa disposição.
Usufrui desta energia de fertilidade, de recursos, de abundância, de criatividade e usa este trunfo a teu favor.
DICA MÁGICA: Verifica onde tens Touro no teu mapa astral e relaciona o que estás a aprender aqui com a área de vida onde ele está.
Na Academia Ás de Ti, trabalhamos todas estas questões e onde tens acesso a todos os recursos de Astrologia e Tarot, com vários cursos e onde fazemos também as celebrações de cada lunação.
Esta lunação ocorre nos 28º de Touro, tal como o sol também se encontra nos 28º deste signo. Um facto importante é que Neptuno se encontra nos 27º de Peixes, signo do elemento água (que é o complemento do elemento terra), então, é como se este Neptuno estivesse a fertilizar os nossos sonhos, a espiritualidade na matéria. Por outro lado, também Marte se encontra nos 29º de um signo de água (Caranguejo) como que a potenciar ainda mais esta energia de fertilidade e, daqui a dois dias, irá entrar em Leão (fogo) e dará essa combustão interna para fazer brilhar.
E como tudo na vida é dual, a energia taurina também é uma energia de apego, de resistência. Por isso, o que andaste a fazer nos últimos 15 dias foi no sentido de libertar algo dentro de ti (e podes rever as aulas das últimas LUA CHEIA e LUA MINGUANTE, onde te expliquei estes processos de libertação), sejam crenças, limitações, barreiras, para agora, nesta lua nova, poderes colocar as tuas sementes no solo limpo rumo à fertilidade dos teus projectos.
Touro está também muito relacionado com os limites, limites esses que estão muito associados ao nosso corpo, à nossa presença na matéria. E colocar limites pode ser a outras pessoas, a situações, dizer basta e ir para outros lugares mais alinhados conosco.
Vai, avança, confia, dá o passo, isso é necessário.
A ENERGIA DE TOURO
A lua, por si só, representa a nossa segurança emocional, o nosso sentir interno. No signo de Touro (que nos dá estrutura, confiança, estabilidade), é como se esta lunação nos dissesse:
“Tu estás em segurança, tu és capaz de resgatar no teu interior todos os teus dons e talentos, todos os tesouros que te habitam e o próprio tesouro que tu és, tu és capaz de fluir com esses teus dons interiores”.
Por isso, mantém o foco naquilo que amas (tal como a Imperatriz ama o que faz) e faz aquilo que te dá prazer e diversão.
O que é que amas fazer?
O que é que te dá prazer e diversão?
O que é a beleza para ti?
O que é a bondade para ti?
O que é a abundância para ti?
Onde tens andado a investir o teu tempo, o teu dinheiro, os teus recursos, os teus dons?
Tudo isto está a ser solicitado neste momento.
Esta Deusa Vénus/Afrodite também nos traz uma mensagem de amor-próprio, de nos amarmos por inteiro, amar o nosso corpo, honrar a nossa sexualidade, sem comparações.
Tantas vezes nós não damos graças por aquilo que temos neste momento, e é isso que nos faz viver no modo escassez, porque estamos em constante comparação, acreditando que nunca somos boas o suficiente, que nunca temos o suficiente. É preciso deixar essas crenças.
Tu és única e a própria abundância é inata dentro de ti.
Neste momento, Vénus está no signo de Caranguejo, como que a dizer:
“Ama-te, tem ternura por ti, dedica-te ao teu interior, presta atenção à forma como te cuidas, como te nutres, como cuidas também dos outros.”
Onde estás a aplicar a tua sabedoria?
Como estás a assumir essa responsabilidade perante o mundo?
O que tens vindo a libertar?
O que tens vindo a limitar?
Tu estás aqui para desfrutar, para marcar a diferença. Não olhes para o que os outros pensam ou dizem, porque eles vão sempre julgar, de uma forma ou de outra. Não te limites por isso.
Tu estás aqui para brilhar. E quando tu procuras pelo teu propósito, tu já sabes que tens algo para dar à humanidade, seja a fazer o que for, seja onde for, tu és importante.
Neste momento, tens um jardim à tua disposição. Sê corajosa. Vai.
O Tarot e a Astrologia são este suporte, esta orientação, esta ferramenta de apoio que te ajuda a desbravar caminho. Mas tu tens de permitir, de te permitir. O Universo só está à espera que tu te abras para depois te dar esse suporte.
Troca a ansiedade por curiosidade e conhecimento.
Troca a insegurança por confiança na vida.
Troca o medo por escutar a voz da tua alma.
Liga-te à tua intuição, ao teu amor-próprio.
Troca esse vazio por um preenchimento total do teu espírito.
Partilha a tua voz num lugar seguro, onde te sintas acolhida e à vontade para partilhar o que quer que seja.
Troca a comparação e a crítica por palavras de aceitação.
Troca a dor por prazer, expansão, evolução, alegria.
Troca as falhas por diversão e por experiência. Todas falhamos no caminho, ninguém é dono da verdade absoluta.
Troca as certezas e o controlo por aventura.
Tu não és para todas as pessoas, ninguém é. Por isso, reflecte:
O que é que te faz sentido?
Onde e em quem é que queres investir neste momento?
JÚPITER EM TOURO
Como tenho vindo a falar nos últimos tempos, estamos a viver esse grande acontecimento que é a entrada de Júpiter em Touro (como podes ver AQUI). Esta lua nova está como que a preparar o terreno para que quando Júpiter passar poder amplificar.
Vai registando tudo aquilo que estás a sentir, todas as aprendizagens. Faz os rituais da Agenda Atravessar 2023 e os rituais que vou partilhando também aqui no blogue. Tudo isso te ajuda a conectar com estes ciclos e com a energia de cada momento.
Os três primeiros meses deste ano 2023 foram complicados para muitas pessoas mas não podemos esquecer que temos o Carro como carta do ano, que nos pede foco, harmonia, que nos pede para agarrar as rédeas da nossa vida e partir num novo rumo, com alinhamento, sem dispersão. Lembra-te que és tu que podes decidir o que realmente queres assumir, liderar, privilegiar e priorizar na tua vida. Alinhar razão e coração. Porque quando isto não acontece, é como se vivesses em contra-fluxo, em contra-corrente. Quantas pessoas não estão com dores de cabeça persistente neste momento. Com insónias. Com pesadelos.
Esta é uma altura para projectar, enraizar e ir rumo aos teus sonhos.
Nos próximos 12 anos (o ciclo de Júpiter) vamos estar a amplificar todos os nossos recursos e a concretizar e materializar.
MARTE EM LEÃO
No próximo dia 21 de Maio, Marte entra em Leão, mostrando o que é que está alinhado com a nossa verdade, com a nossa essência. É altura de dizer um basta a tudo aquilo que nos subjuga e nos limita. Por isso, aproveita esse momento para reflectir sobre quem és tu para o mundo e como queres entrar e mostra-te ao mundo. Pessoas que têm este posicionamento no seu mapa não querem saber do que os outros pensam, são autênticos para com a sua verdade, sem medo de avançar ou de dizer o que querem e sentem.
Num signo de fogo, Marte dá-nos este alento para ir em frente.
Tenhamos também em atenção que quando Marte entrar nos 0º de Caranguejo, irá fazer uma quadratura com Júpiter e Plutão, ou seja, é como se houvesse ali uma explosão, como que algo estivesse com um tampão há demasiado tempo e que vai, finalmente, explodir. Por isso é que esta lunação é tão importante, porque tudo o que for plantado aqui será um desbloqueio para algo novo.
Em termos globais, iremos também verificar algumas situações. Situações de poder, exageros, serão revelados, por isso, estejamos atentas também a isso.
O Mapa Astral conta a história da nossa vida e da humanidade. Mas a minha intenção é que tu escrevas a tua própria história e que vejas a benção de estar alinhada com estes ciclos do Universo.
Ainda hoje, uma pessoa me disse “é muito difícil ler o Tarot”. E a minha resposta é sempre a mesma: não, ler o Tarot não é difícil. O Tarot é acessível, ele conta uma história, é uma obra de arte, e é acessível a qualquer pessoa. E quanto mais nós estudamos e nos conectamos com a sua beleza, mais nos compreendemos e mais compreendemos o outro, aceitando o ritmo da vida. É esta a Magia que o Universo tem à nossa disposição.
E, para finalizar, reforço esta mensagem:
Não te compares. Vive em amor e terna beleza por ti e nesta ciclicidade e magia dos elementos da natureza.
DICA EXTRA: Faz o Ritual da Lua Nova de Touro que preparei para ti, ou então, faz uma meditação, enraíza todos os teus dons e talentos, enraíza o teu coração nesse jardim do Universo.
Para ires para algum lugar, precisas de saber onde estás. E para saberes onde estás, precisas saber de onde vieste.
Abençoada Lunação!
Palavras-chave: lua, lua nova, touro, ciclos da lua, ciclicidade, ritmo, astrologia, tarot, imperatriz, abundância, fertilidade, vénus, terra, universo, natureza, mapa astral, símbolos, linguagem simbólica, confiança, segurança, estrutura, recursos, emoções, dons, talentos, expansão, amplificação, beleza, verdade, libertação, alinhamento, desenvolvimento pessoal, agenda Atravessar 2023, tempo, produtividade, CuartoCrescente, Ana Ameixoeiro.