Blog Cuarto Crescente

Lua Minguante em Escorpião

Lua Minguante nos céus, nos 24 graus de Escorpião. E esta é especial, pois faz parte do fechar de grandes ciclos na nossa vida enquanto seres individuais e enquanto colectivo. Daí ser tão importante perceber como podemos usar esta energia a nosso favor para podermos viver de forma mais leve e sermos mais produtivas em todas as áreas da nossa vida.

Se já acompanhas os vídeos e os artigos aqui na nossa comunidade, sabes que a lua tem o seu próprio ciclo, ao longo de 28 a 30 dias (podes rever todos estes conceitos nesta aula AQUI). Para te explicar melhor, vou dar-te este exemplo prático:

A fase de Lua Nova corresponde à semente que plantas na terra. Passados alguns dias, essa semente começa a brotar da terra, a crescer (fase de Lua Crescente). Posteriormente, essa sementinha, agora planta, cresce ainda mais e dá as suas flores e frutos (fase de Lua Cheia). Depois de colhermos os frutos e as flores, a árvore deixa cair as folhas que restam (e temos, então, a fase de Lua Minguante) e que, posteriormente, servirão de adubo para o solo onde irás voltar a plantar novas sementes, num novo ciclo que se inicia (uma nova fase de Lua Nova).

Um ponto importante: a energia que tu colocas na semente que plantas, a forma como cuidas dela, como regas e nutres, vai determinar as flores e frutos que depois irás colher.

Outro exemplo prático é o nosso ciclo menstrual. Sim, o nosso ciclo menstrual tem a mesma duração que um ciclo lunar.

A fase de Lua Nova corresponde ao período da menstruação, sendo este considerado o dia 0. Passados 14 dias sensivelmente, ocorre o período ovulatório, também designado de período fértil, que corresponde à fase de Lua Cheia. Se não houver fecundação, esse óvulo será libertado, ao 28º dia para que um novo ciclo tenha lugar (uma nova Lua Nova).

Durante esses 28 a 30 dias, a Lua vai percorrer os 12 signos do Zodíaco, enquanto que o Sol percorre um só signo (12 signos num ano). E foi assim que começou a ser feita a contagem do tempo. Aconteça o que acontecer, a natureza segue o seu ritmo e os seus ciclos.

LUA MINGUANTE EM ESCORPIÃO

Hoje, 13 de fevereiro de 2023, estamos na fase de lua minguante (ou quarto minguante). E o que é isto de lua minguante?

Uma fase de lua minguante é uma fase em que começamos a libertar (tal como a árvore liberta as folhas e frutos que já não servem). E esta fase, contrariamente ao que possa parecer, envolve uma movimentação de energia, mas é uma movimentação interna, pois é tempo de centrar e olhar para dentro de nós.

Neste momento, o Sol encontra-se no signo de Aquário (podes ver a respectiva aula AQUI), que corresponde à carta da Estrela no Tarot (que traz uma energia de visão, de sonhos , de harmonia e de fé) enquanto que, por seu turno, a Lua está no signo de Escorpião, que está associado à carta da Morte. A carta da Morte vem dizer-nos, precisamente, que há uma transformação e uma libertação que têm de ser feitas (e quando falamos em morte, não estamos a falar de morte física, mas sim de finais de ciclos, de coisas que têm de terminar, mudar, transformar para que possamos seguir em frente na nossa jornada de vida).

Não, não é uma tarefa fácil pois, por vezes, estamos demasiado apegados às situações e até a determinadas emoções. E é provável até que neste momento tu já estejas a sentir isso dentro de ti, uma certa ansiedade e agitação pois o teu coração sabe que há algo que tem de terminar. Por isso, esta é a altura de deixar ir, de fechar o ciclo.

PLUTÃO NO ÚLTIMO GRAU DE CAPRICÓRNIO

Se me acompanhas das redes sociais (Instagram e Facebook) sabes que Plutão – o regente de Escorpião – está a entrar no último grau do signo de Capricórnio, ou seja, vem confirmar e activar ainda mais esta energia de fecho de ciclos. É um convite e uma verdadeira sustentação cósmica que o Universo te está a dar neste momento.

Para poderes nutrir e concretizar novos sonhos, é preciso terminar e libertar o que já cumpriu o seu propósito

Tomar este tipo de atitude neste momento irá dar-te um índice da qualidade do caminho daqui para a frente. Tu podes não ter ainda clareza daquilo que realmente é esse caminho mas já sabes o que não queres mais e que ciclos tens de fechar na tua vida. E este é o momento.

O que fizeres no agora terá um reflexo no teu futuro

Plutão e Escorpião estão associados a poder, e nesta fase de lua minguante convidam a mergulhos internos. Por exemplo, se tu tens o teu próprio negócio, mergulha nele, revê as estratégias que tens adoptado, o que já não faz sentido e percebe como podes transformar o teu conhecimento em ouro e tocar e abençoar o mundo com essa energia. Reflecte:

  • O que é que neste momento está a tirar a tua vitalidade?

  • O que está a tirar a tua paz?

  • O que faz com que não te sintas próspera e abundante?

  • O que é que está a tirar o teu maior Poder?

O Universo comunica conosco através desta organização perfeita e nós sentimos isso, estamos em sintonia, ainda que não saibamos com o saber da mente, sabemos e sentimos com o coração.

CONJUNÇÃO EXACTA DE SOL E SATURNO EM AQUÁRIO

A energia deste momento cósmico pede-nos também responsabilidade, diz-nos que está na hora de assumir a responsabilidade pela visão e manifestação dos nossos sonhos.

Saturno, que entrou em Aquário em 2020, também está a prestes a fechar o seu ciclo e a transitar para o signo de Peixes daqui a poucas semanas. Durante os últimos dois anos, ele esteva a mostrar-te algo na tua vida e agora convida-te, uma vez mais, a fechar os ciclos que têm de ser fechados para que um novo possa iniciar.

VÉNUS EM CONJUNÇÃO COM NEPTUNO EM PEIXES

Este é o último acontecimento cósmico que quero partilhar contigo. Vénus e Neptuno juntos no signo de Peixes – elemento Água (naipe de Copas) – traz-nos uma energia de cura profunda, de conexão profunda ao nosso ser e ao amor incondicional que nele reside. Esta água representa a memória celular, a sensibilidade, o potencial de relacionamento, a empatia, é através dela que nós sentimos muitas vezes até aquilo que não conseguimos explicar. É o mundo da Alma.

Daí ser importante trazer à luz da consciência o que está registado no nosso íntimo, nas nossas emoções, e que está relacionado com os nossos medos, com a auto-sabotagem, com a ânsia e com os nossos comportamentos compulsivos. Aprender com este elemento água que tudo conquista e que tem esta sensibilidade e sabedoria para nos guiar até ao melhor caminho.

É a altura de lidar com as nossas emoções, com os nossos medos e inseguranças para podermos fazer esse trabalho de cura profunda que nos está a ser pedido.

Todos estes acontecimentos estão a preparar-nos já para a última lua nova do ano astrológico, que irá ocorrer a 20 de fevereiro, no signo de Peixes. Isto quer dizer que temos cerca de 7 dias para reflectirmos e nos alinharmos com toda esta energia de transformação que estamos a viver.

Olha para dentro de ti, para o teu coração sem medo do que possas lá encontrar, pois é teu e deve ser amado e respeitado. Cura a tua criança interior, dá-lhe vida e brilho e deixa-a expressar-se através da criatividade.

Aproveita esta Lua Minguante, reflecte sobre aquilo que queres libertar e finalizar na tua vida para que possas começar a alinhar-te com uma nova energia, que nos será trazida pela lua nova de Peixes daqui a sete dias, e entrar renovada e com uma nova visão no novo ano astrológico.

Cultiva o teu Amor-Próprio, pois é ele a Cura para toda a Vida.

Abençoada Lunação!

Palavras-chave: Lua, lua minguante, Escorpião, ciclo lunar, tempo, produtividade, ritmo, natureza, ciclos, término, Sol, Plutão, Saturno, água, emoções, cura, Vénus, Neptuno, amor, visão, transformação.

Últimos

Artigos