Blog Cuarto Crescente

Lua Cheia em Balança

4 de Abril de 2023 (16 º)

Palavras-chave: cuartocrescente, lua cheia, Balança, lua, ciclo lunar, tarot, astrologia, mapa astral, produtividade, tempo, rotina, relacionamentos, Dependurado, energia, alinhamento, harmonia, bloqueio, iluminação, Imperador, Carneiro, fogo, ar, harmonia, paz, espadas, Justiça, equilíbrio, Ana Ameixoeiro

Lua Cheia nos céus, nos 16 graus de Balança, a primeira lua cheia do ano astrológico, e esta é particularmente especial pois está intimamente ligado com uma área de vida que nos é muito importante: os relacionamentos.

Nesta aula e neste artigo vou partilhar contigo não só a energia desta lua cheia mas também a energia deste mês de Abril e quais as cartas de Tarot que nos irão acompanhar em mais este ciclo.

CARTAS DO MÊS DE ABRIL

Neste mês de Abril, temos como carta de Tarot regente o Dependurado, carta número 12 na jornada do Tarot.

Muitas pessoas não gostam do Dependurado, têm medo, ficam apreensivas quando ele sai numa tiragem pois acreditam que ele traz algo de mau. Mas deixa-me já desconstruir esta crença.

Efectivamente, o Dependurado fala-nos de bloqueios, de estagnação, de estar preso no mesmo sítio, como se tivesses sido agarrada pela vida e ficado ali sem conseguires mexer-te nem andar para a frente, sem saber que direcção seguir, que decisões tomar, como se tudo tivesse deixado de fazer sentido.

No entanto, temos que ver mais além e perceber a totalidade desta mensagem e desta energia. Quando esta carta sai, mesmo para mim, como carta do dia, eu sei que ela me quer dizer “se calhar, esta é uma boa altura para parares um pouco, para reflectires, pois só nesse momento em que te permites parar é que abres espaço para que outras situações comecem a ser reveladas.”

Quando estamos desalinhadas ou desfocadas ou, por outro lado, estamos demasiado focadas apenas num problema onde nem sequer vemos qualquer solução, esse é o momento em que é necessário voltar a realinhar a nossa energia.

Em termos de produtividade, o Dependurado está relacionado com a tão famosa procrastinação. Ela vem mostrar-te o quanto tu estás parada, indecisa, vivendo num mundo de sonho e fantasia e sem conseguires fazer o que é preciso fazer.

No entanto, todas as cartas têm a sua magia e não são uma coisa só. Se virares a carta do Dependurado (e podes ver no vídeo como fica) vês que a perspectiva muda. Como já referi anteriormente, esta é a carta n.º 12 da jornada do Tarot. Trazendo aqui um pouco de numerologia, 1+2=3. 3 é a carta da Imperatriz, uma mulher que sabe de si, que sabe estar, que tem presença, que está para o mundo.

Já viste como o Tarot é mágico e ilimitado?

Voltando ao Dependurado, ele também traz uma energia de foco, principalmente a nível interno, pedindo para mantermos o alinhamento pois a vida tem desígnios maiores para cada um de nós. Por isso, aprende a dançar com a vida e encontrarás a iluminação.

Por mais que estejas a sentir-te de cabeça para baixo, sabe que há sempre uma luz ao fundo para te iluminar.

Por outro lado, Abril é o mês n.º 4. Na jornada do Tarot, o número 4 corresponde à carta do Imperador, que é a carta regente de Carneiro, a temporada que estamos a viver (podes ficar a saber mais sobre a energia de Carneiro nesta aula AQUI).

Repara nesta conjunção destas duas cartas e na postura de cada um. Se, por um lado, o Dependurado nos diz que estamos parados, bloqueados, sem conseguir avançar, por outro lado, o Imperador traz-nos a estrutura, a organização, a produtividade, o avanço, o tomar decisões alinhadas com aquilo que é o melhor para nós.

Por vezes, é preciso ter esta coragem e segurança do Imperador, quer a coragem de ser e fazer, quer a coragem de também estar parado, a coragem de estar sentado a aguardar tranquilamente.

Há momentos em que a melhor atitude e o maior acto de coragem é parar com sabedoria e tranquilidade.

Outra carta com a energia 4 é a carta da Morte, a carta n.º 13 da jornada do Tarot (1+3=4). Combinando esta energia com a carta do Imperador, temos aqui a mensagem de que é necessário ter a coragem de iniciar processos de morte (e quando falo em morte não é morte física, é morte cíclica), de mudança, de transformação profunda para depois tomarmos a acção correcta e dar mote a novos inícios.

Como digo tantas vezes: deixar morrer o que já não nos serve para abrir espaço para o que virá.

DICA MÁGICA: Se quiseres aprofundar este conhecimento ainda mais, podes consultar a Agenda Atravessar 2023, onde irás encontrar também um Ritual poderoso para fazeres com a carta do Dependurado e melhor integrares a sua energia na prática.

LUA CHEIA EM BALANÇA

A primeira lua cheia do novo ano astrológico ocorre nos 16 graus de Balança. Convido-te a ver a aula em vídeo pois lá mostro-te o mapa astral deste momento astrológico e será mais interessante se puderes visualizar também.

O Sol encontra-se no signo de Carneiro, como já temos vindo a falar em aulas anteriores, e a lua encontra-se no lado oposto, no signo de Balança. Se te recordas, uma lua cheia acontece sempre que Sol e Lua se encontram em oposição.

Balança, elemento ar, é também conhecido como o signo dos relacionamentos. É regido pela carta de Tarot da Justiça e traz uma energia de equilíbrio, harmonia e paz. Mas desengane-se quem achar que tudo são rosas com Balança. Balança que é Balança gosta de levar as suas ideias a bom porto.

E como sendo o signo dos relacionamentos, por si só relembra-nos de algo muito importante:

É nos relacionamentos que nós espelhamos quem somos.

A carta da Justiça traz-nos também uma energia de ponderação, de pesar muito bem os prós e os contras de qualquer situação. É também muito associada à Rainha de Espadas, aquela que toma decisões racionais, com estratégia, em prol de um bem maior.

E tendo em conta esta energia, pergunto-te:

  • O que estás a viver neste momento?

  • O que é que é ou não é justo para ti?

  • A justiça é um valor para ti?

  • Como podes ser mais justa e harmoniosa nos teus relacionamentos?

Lembra-te da velha máxima “assim fora como dentro”, ou seja, tudo aquilo que és dentro acaba por espelhar-se na tua realidade exterior, e esta lua fala-nos muito disso. Por isso, refelcte:

  • O que estás a espelhar de ti nos teus relacionamentos?

Uma lua cheia é sempre um momento de tensão mas também de visão, onde as coisas nos estão a ser mostradas.

Esta em particular é uma oportunidade para recordares e reflectires sobre o que se passou na tua vida há precisamente 15 dias e também há 18 meses (Setembro/Outubro de 2021).

A IMPORTÂNCIA DE TOURO NESTA LUNAÇÃO

Ainda sobre esta lua cheia em Balança, sabemos que a regente desta lua é Vénus que, neste momento, se encontra a “jogar em casa”, ou seja, no signo de Touro.

“Mas Ana, o que é que isto quer dizer e porque é que é para aqui chamado?”

A lua é a forma como nós nos sentimos seguras internamente. Se ela é regida por Vénus, que está no signo de Touro (e Touro representa os nossos valores, a nossa espiritualidade, o nosso sentir, a nossa estrutura), então é como se viesse perguntar:

  • Estás realmente alinhada com os teus valores?

  • Como praticas a tua espiritualidade no teu dia-a-dia?

  • Como tens sentido tudo isto?

  • Qual é a estrutura que estás a criar para a tua vida?

Ontem, dia 3 de Abril de 2023, Mercúrio entrou no signo de Touro (e podes ler esse conteúdo nas minhas redes sociais INSTAGRAM e FACEBOOK, onde diariamente partilho conteúdos novos), onde irá ficar durante todo este mês, inclusive irá ficar retrógrado a partir de dia 20 de Abril até 14 de Maio). Por seu lado, dia 20 de Abril também o Sol irá entrar no signo de Touro.

E porque estou a dar tanta importância a Touro neste momento?

Porque Touro está a abrir uma janela para um dos grandes movimentos de 2023: a entrada de Júpiter em Touro, algo que não acontece há 12 anos! Mas sobre isso falaremos numa próxima aula, fica atenta.

Em suma, esta é uma excelente altura para continuares a viver e a desfrutar da energia de Sol em Carneiro, percebendo como queres ser uma autoridade na tua vida e quem são as pessoas com as quais te relacionas e que são também uma autoridade na tua vida e com as quais consegues criar e viver essa dinâmica.

Aproveita este mês de Abril e a energia do Dependurado e do Imperador, e também a energia da carta da Justiça para trazeres mais harmonia, mais ponderação, mais equilíbrio e também que possas ser mais justa, principalmente para contigo mesma, para que depois isso se reflicta nos teus relacionamentos.

Abençoada lunação!

Últimos

Artigos