Blog Cuarto Crescente

Lua Cheia em Virgem

Lua Cheia nos 16 graus de Virgem | 7 março 2023

Palavras-chave: lua cheia, Virgem, Louco, início, recomeçar, aventura, novas aprendizagens, iluminação, ano astrológico, equinócio, Primavera, Peixes, tensão, revelação, mutável, hábitos, rotinas, organização, detalhes, Lua, Ermita, aprendizagem, mestre, orientação, tempo, escolha, decisão, Dependurado, clareza, responsabilidade, visão, equilíbrio.

Lua Cheia nos céus, nos 16 graus de Virgem, a última deste ano astrológico.

Mas antes de passarmos para a energia desta lua cheia, gostaria de partilhar contigo a energia deste mês de Março.

Março é regido pela carta do Louco que nos traz uma energia de avanço, de movimento, de um ciclo que se fecha porque já cumpriu o seu propósito, para que outro possa iniciar.

Se olhares para a carta, consegues perceber que temos uma pessoa a iniciar um novo percurso, e que leva, pouca ou nenhuma bagagem consigo. Ela parte em busca de algo, de novos conhecimentos e aventuras, acalentando este desejo de liberdade e de iluminação.

DICA: Na Agenda Atravessar 2023 podes encontrar mais informação sobre esta energia do mês de Março e também um ritual com a carta do Louco para te ajudar a ancorar esta energia na tua vida.

Como tenho vindo a referir, quer nas aulas em vídeo que partilho, quer nos artigos, quer nas redes sociais Instagram e Facebook (e se ainda não me acompanhas por lá, podes fazê-lo pois todos os dias temos novas publicações com informações preciosas que tu não vais queres perder), Março é o mês mais importante do ano em termos de acontecimentos astrológicos.

Março marca o arranque do novo ano astrológico, aquando no equinócio da Primavera e da entrada de Sol em Carneiro, no dia 20 de Março de 2023. E esta é precisamente uma energia de arranque, em que estamos a ser quase que puxados a iniciar algo novo, portanto, é um óptimo momento para fechar ciclos e iniciar novas aventuras.

LUA CHEIA EM VIRGEM

Uma lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão em signos opostos, formando uma tensão (ângulo) de 180º, como podes verificar no mapa astral desta lunação (e agora recomendo que assistas ao vídeo para perceberes melhor esta dinâmica que vou explicar).

Neste momento (desde o dia 19 de Fevereiro até ao dia 20 de Março), o Sol está no signo de Peixes e a Lua está no signo de Virgem. Uma lua cheia é sempre uma altura de revelações, de iluminação, de brilho. Há algo que aqui é revelado, trazido à luz da consciência, e isso provoca uma energia de tensão.

Virgem é um signo mutável, do elemento Terra e regido por Mercúrio. Esta é uma energia criteriosa, de organização, que te faz reflectir sobre:

  • O que está a funcionar ou não na tua vida?

  • Que coisas novas queres implementar?

  • Que novos processos queres viver?

  • Quais são os teus critérios?

  • De que forma estás a organizar a tua vida?

  • Que fórmula está ou não a resultar?

  • Quais são as tuas rotinas?

  • Quais são os teus hábitos?

  • Como é que cuidas e tens cuidado do teu corpo e da tua mente?

Fazendo esta reflexão sob a influência desta energia de Virgem, terás mais clareza para perceber e integrar o que é que funciona para ti e para mudar e largar aquilo que já não funciona nem faz sentido.

Se verificares no mapa astral, a lua encontra-se sozinha neste momento, enquanto que uma série de planetas está, precisamente, no lado oposto do mapa, como se algo lhe estivesse a ser mostrado cara a cara. Então, pergunto-te:

  • Que visão estás a ter neste preciso momento?

  • O que é que te está a ser mostrado?

  • Como podes criar novos hábitos e novas rotinas que funcionem melhor na tua vida?

Como já referi em aulas anteriores (nesta sobre a Lua Nova, por exemplo), Peixes, onde se encontra o Sol neste momento, é regido pela carta da Lua no Tarot, que nos traz uma energia de intuição, de sentir, do mistério. Por seu lado, Virgem é regida pela carta do Ermita, que nos pede preparação para algo que irá iniciar em breve e que procuremos novas metodologias que nos ajudarão a trilhar novas direcções e novos mestres em quem possamos confiar e com quem possamos aprender, crescer e evoluir.

Procura alguém que te ajude no caminho e que te ajude a definir uma nova visão e orientação.

O Ermita é também uma carta de tempo, ele marca o compasso do tempo, acompanhando-nos ao longo da jornada, iluminando e protegendo.

Outro marco importante nesta lunação é o facto de Mercúrio estar no signo de Peixes, transmitindo essa mensagem clara de procurar ferramentas que ajudem na prática, no teu dia-a-dia. Procura iluminação para saber como podes criar mais alinhamento, uma rotina mais alinhada contigo, mais estruturada, sólida e organizada de acordo com o que tu sentes e com aquilo que faz mais sentido para ti.

Procura alguém que te ajude a ter essa clareza e a gerir a tua energia de acordo com o teu tempo.

Lua e Sol encontram-se nos 16 graus, assim como uma série de planetas, sendo que um signo tem 30, ou seja, encontramo-nos no meio da viagem, num ponto de viragem.

Outro facto interessante é verificar que Gémeos, outro signo mutável, está em Marte desde Agosto de 2022, fazendo um ângulo de tensão com Virgem e Peixes, dizendo que há algo que está a transitar e que é preciso fazer escolhas e tomar decisões e se formos contra isto iremos sentir maior frustração interna, pois há essa urgência de decidir algo impactante e importante para a nossa vida.

O desafio é, portanto, este sentir que há algo mais, algo para além da cortina e do visível e conjugar tudo isso com a parte mental, que vai tentar ao máximo racionalizar. No entanto, o momento é para confiar e avançar além do mistério, além do visível, sentindo e seguindo esse fogo que chama e impulsiona.

Importante referir também que Peixes é regido por Neptuno, que está associado à carta do Dependurado. Esta carta mostra-nos que não estamos a ter uma visão ampla de todas as situações, não temos clareza, que estamos a perder o nosso foco e orientação. No entanto, a iluminação pode e vai surgir, desde que estejamos abertos a essa tomada de decisão e a fazer escolhas mais alinhadas com quem somos.

O Dependurado também nos fala de procrastinação, por isso, reflecte também sobre:

  • Onde tens andado a procrastinar?

  • Em que área da tua vida tens vindo a adiar decisões que precisam ser tomadas, principalmente em relação ao teu sentir?

SATURNO EM PEIXES

Para terminar, gostaria ainda de referir esse acontecimento importantíssimo que é a saída de Saturno de Aquário e a sua entrada em Peixes, já amanhã, dia 7, onde estará nos próximos 3 anos. Saturno em Peixes traz-nos esse convite a quem nos reconectemos ao equilíbrio espiritual. E isto está relacionado com o que referi acima sobre o Dependurado. Por vezes, acreditamos que estamos presas a determinada situação ou que só podemos fazer determinadas coisas de determinada forma, e isso faz com que nos sintamos completamente exaustas e desequilibra as nossas 4 saúdes, principalmente a saúde espiritual, e os próximos três anos vão pedir, precisamente, que encontremos essa harmonia e esse equilíbrio,

Saturno é regido pela carta do Mundo, a carta n.º 21 que representa o fim da jornada. Então, reflecte:

  • Queres continuar a carregar o mundo às costas?

OU

  • Queres ser uma pessoa inteira, em harmonia, conectada ao teu lado espiritual e render-te à vida?

Saturno é também o deus da responsabilidade e do Tempo, por isso é importante perceber e ressignificar este conceito de tempo, ele próprio uma energia dentro de nós. Então:

  • Qual a tua responsabilidade neste vida?
  • Estás a assumir as tuas responsabilidades ou andas a ser controladora e a assumir responsabilidades que não são para ti?
  • Como podes honrar o teu tempo?

Em suma, estamos a ser encaminhadas no sentido de assumirmos a nossa natureza de sermos mulheres responsáveis pela nossa vida, principalmente na área espiritual, que tem que ver com a nossa fé, com a nossa coragem, com a nossa dedicação, com o nosso estado de alma e com esse fogo que nos habita. Viver a espiritualidade na matéria, é esse o convite.

E para finalizar, gostava que levasses esta reflexão para esta lunação:

Como é que limitas o teu tempo dentro do tempo que tens?
Como é que expandes o teu tempo dentro do tempo que tens?
Como é que aproveitas e desfrutas desta vivência terrena?

DICA MÁGICA: Faz o Ritual de Lua Cheia que partilhei contigo no artigo anterior. Podes encontrá-lo AQUI.

Abençoada Lunação!

Últimos

Artigos